Como montar um currículo? 

Saber como montar um currículo é essencial, afinal, essa será a primeira impressão que o empregador terá do candidato, consequentemente, é muito importante entender o processo de montagem desse documento. 

De forma geral, o currículo bem desenvolvido é aquele que é, claro, focado e objetivo, pensando na área em que a pessoa está querendo conquistar a vaga.

É fundamental não esquecer que essa é a oportunidade de se apresentar para as empresas e para os selecionadores. 

Sendo assim, quem mantem a assertividade e descreve de forma certa todas qualificações e experiências profissionais acabam conseguindo pontos positivos. 

O setor corporativo está cada vez mais disputado, diariamente muitas pessoas batalham por boas oportunidades, justamente por isso o currículo bem realizado agrega valor na candidatura e se torna a maior vantagem competitiva.

Ficou curioso para conhecer mais sobre esse tema? Prossiga e entenda como enviar currículo perfeito. 

atento abre vagas para Operadores de SAC

Aprenda como montar um currículo: passo a passo para CV impecável 

Abaixo está explicado quais são os passos para fazer currículo perfeito, entenda como funciona cada etapa e desenvolva o CV que fará com que você consiga emprego. 

Parte 1: Informações pessoais

O primeiro passo é apresentar todos os dados pessoais, como:

  1. Nome;
  2. Idade;
  3. Contato;
  4. Endereço;
  5. E-mail;
  6. CEP;
  7. Estado Civil. 

Essas informações são indispensáveis no bom CV, pense bem nos dados disponibilizados, eles devem ser pertinentes e profissionais, você ganha credibilidade já nessa etapa. 

Parte 2: Defina o objetivo

A segunda parte é a definição do objetivo, ou seja, o que você pretende fazer na empresa, a vaga desejada.

Nesse tópico, se atente nas informações, já que o objetivo deve ser bastante condizente a oportunidade em que você quer concorrer, portanto, deixe claro o que você deseja.

O correto é colocar apenas um único objetivo ou o recrutador poderá ficar confuso. 

Não escreva mais do que duas linhas de objetivo. 

Parte 3: Qualificações e habilidades

Nessa seção é necessário priorizar aqui que é importante para conseguir a vaga, as experiências vividas, habilidades adquiridas e os cursos pertinentes para que o empregador consiga despertar interesse.

Parte 4: Experiência profissional

Não há dúvidas de que você deve evidenciar todas as experiências que você teve como profissional.

Além disso, também é necessário informar o nome dos locais que trabalhou, o cargo exercido e durante quanto tempo ficou trabalhando na empresa.

Caso deseje colocar responsabilidade em cada uma das experiências citadas, mantenha a objetividade e seja sempre sucinto.

Ao cadastrar currículo é importante entender que o recrutador não terá muito tempo para ler o seu documento.

Parte 5: Formação acadêmica

Informe o nome das instituições de ensino que você já estudou, os cursos realizados e por último a data de início e de término. 

Parte 6: Idiomas

Se você fala outra língua, também é interessante colocar essa informação, não há como montar um currículo sem destacar um grande positivo como esse que, seguramente, fará muita diferença. 

O que não deve ser colocado no currículo?

Ao enviar currículo, você deve entender que algumas coisas não precisam ser inseridas, veja só que elementos devem ficar de fora:

  • Foto;
  • Número do CPF e RG;
  • Título;
  • Uso de pronomes pessoais;
  • Informações depreciativas;
  • Nome dos membros da família;
  • Referências pessoais;
  • Pretensão salarial;
  • Certificados de cursos realizados;
  • Data;
  • Assinatura;
  • Motivo da saída de outros empregos;
  • Cartas de referências. 

Evite realizar qualquer um dos pontos citados acima para você cadastrar currículo que sempre desejou, desta forma, suas chances de conseguir um bom emprego vão aumentar.

 

E aí? Está preparado/a?

Agora que você entendeu como montar um currículo, já estará apto para conseguir um excelente emprego e trabalhar no lugar quem sempre desejou fazer parte.

Gostou do artigo? Compartilhe-o

 

Compartilhar

[social-share align="left" style="icon" size="s" template="6" nospace="no" animation="no" counters="0" counter_pos="hidden" buttons="facebook,twitter,linkedin,whatsapp,telegram,messenger"]