Saiba como conseguir um implante pelo SUS

O implante é uma realidade bem presente aqui no Brasil, no entanto é uma minoria da população que tem condições de fazer um implante. Além de ser muito caro, os planos de saúde não cobrem. Se você é uma dessas pessoas que precisa fazer um implante saiba como conseguir um implante pelo SUS lendo o artigo.

Implante dentário

Essa é uma técnica muito eficaz para algumas pessoas que precisam do tratamento, porém é um custo muito elevado e a maioria da população não tem acesso a ele. É nessa hora que entra o SUS, isso mesmo. Você sabia que o SUS dá implante dentário sem cobrar, através do programa Brasil Sorridente?!

O que é o programa Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente foi criado no ano de 2004, pelo Ministério da Saúde, o surgimento do programa se deu pela necessidade de cuidar da saúde bucal das pessoas de baixa renda, de maneira gratuita.

Sendo assim, o serviço odontológico vem sendo realizado em todo país, pelos postos de saúde que atendem pelo SUS, como as Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Atualmente os serviços oferecidos pelo SUS são bem abrangentes, como:

Extrações;

Aplicação de Flúor;

Aparelho;

Cirurgias;

Biópsias;

Retirada de Sisos;

Tratamento de cáries;

Colocação de prótese (dentadura);

Periodontia especializada;

Limpezas;

Exames;

Restaurações;

E implante dentário.

Como fazer o implante dentário pelo SUS?

O programa Brasil Sorridente está presente em todo território nacional, porém, nem todas as cidades possui condições para atender a população, as vezes é por falta de um local adequado e outras por falta de profissionais capacitados. Dessa maneira a primeira coisa a fazer para conseguir o implante dentário pelo SUS é conferir se o programa Brasil Sorridente já está presente na sua região. Se não tiver, confira a cidade mais próxima de você para fazer o atendimento.

Depois você precisa se dirigir até o posto de saúde com o RG e o Cartão do SUS e solicitar uma consulta com um dentista. Logo após o paciente passará por uma avaliação e passará a ser acompanhado pelo profissional que dirá qual o melhor tratamento de acordo com cada caso.

Caso seja avaliado para um implante, a própria rede SUS, que é pública fará o procedimento no paciente que terá seu sorriso novamente. É importante deixar bem claro que todo tratamento é realizado pelo SUS, sem nenhum custo, desde os exames até o implante.

Quem poderá fazer o implante pelo SUS?

Poderá fazer o implante pelo SUS qualquer pessoa que não tenha condições de pagar pelo serviço, pode ser homem, mulher, qualquer faixa etária e classe social. Porém o público alvo do programa são as pessoas em vulnerabilidade e pessoas de baixa renda. Portanto, os procedimentos são considerados prioridade.

Com essa iniciativa milhares de pessoas puderam melhorar o seu sorriso, antes do programa, cerca de 13% dos adolescentes brasileiros, nunca tinham ido a um dentista e cerca de 20% da população tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não escovavam os dentes com regularidade.

Veja Aqui Os Procedimentos Grátis do SUS

 

Compartilhar

[social-share align="left" style="icon" size="s" template="6" nospace="no" animation="no" counters="0" counter_pos="hidden" buttons="facebook,twitter,linkedin,whatsapp,telegram,messenger"]