BrasilÚltimas Notícias

Governo divulga Calendário da 2º Parcela do Auxílio Emergencial

O Ministério da Cidadania divulgou, hoje (15), o calendário de pagamento e saques da segunda parcela de R$ 600 do auxílio emergencial, pago em três parcelas, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A portaria com as datas foi publicada no Diário Oficial da União.

A segunda parcela começará a ser creditada na segunda-feira (18), conforme adiantou o presidente da Caixa Econômica federal, Pedro Guimarães, em entrevista coletiva, na tarde de ontem (14).

Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.

O calendário publicado hoje (15) vale para as pessoas que receberam a primeira parcela até o dia de 30 de abril de 2020. Na tarde desta sexta-feira, está prevista entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, para detalhar como será o pagamento.

Calendário da 2ª parcela (saque) – Bolsa Família

Calendário da 2ª parcela (uso digital) – Poupança Social

Calendário da 2ª parcela (saque) – Poupança Social e demais públicos

Outros 50 bancos poderão fazer o pagamento da segunda parcela.

Se você não quer receber o dinheiro pela Caixa, não tem problema. Recentemente, foi divulgado que além da Caixa, outros 50 bancos poderão fazer o pagamento do auxílio emergencial. Entre as instituições financeiras estão o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Nubank e Banco Inter. A lista completa pode ser vista abaixo:

Os saques também poderão ser feitos pelo Banco 24 horas (neste caso específico, custará R$ 4,90 ao usuário). O objetivo é reduzir as filas e consequentemente as aglomerações nas agências da Caixa. Ao mesmo tempo, ao dividir as tarefas com outros bancos, uma agilidade maior deverá ser sentida por parte da população.