Aposentados e pensionistas do Estado recebem antecipado esse mês

O governo baiano vai antecipar o pagamento dos aposentados e pensionistas do estado, pela quinta vez desde o início da pandemia do novo coronavírus na Bahia, o pagamento de aposentados e pensionistas estaduais.

Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários nesta sexta-feira (28). A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do vírus no estado.

Já a previsão do pagamento dos servidores ativos, de acordo com a portaria n° 001/2020, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), é para 31 de agosto, último dia útil no mês. A tabela pode ser consultada no Portal do Servidor. Mensalmente, o governo baiano desembolsa aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o pagamento da folha de 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.

A tabela de pagamentos do funcionalismo público estadual foi publicada oficialmente em 2020 pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da portaria nº 001/2020, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18 de janeiro. Os proventos dos servidores ativos; inativos e pensionistas; tanto da Administração Direta quanto da Administração Indireta; serão pagos em lote único, sempre no último dia útil de cada mês; exceto quando este dia cair em um final de semana. Nestes casos, o valor será depositado na sexta-feira anterior.

A primeira parcela do 13º salário será quitada ao longo do ano, já que a maior parte dos servidores estaduais opta por receber este adiantamento no mês de aniversário ou junto com as férias. Já a segunda parcela será paga no dia 18 de dezembro.

A tabela vale para funcionários públicos, servidores aposentados e pensionistas lotados tanto no interior quanto na capital baiana, totalizando mais de 280 mil pessoas. A operação mensal de processamento dos dados da folha é realizada por todas as unidades administrativas do Estado, sob a coordenação da Secretaria da Administração (Saeb).