Qual a diferença entre contrato de trabalho CLT e PJ?

Antes de cadastrar currículo é importante que você entenda qual a diferença entre contrato de trabalho CLT e PJ, afinal, cada modalidade possui suas próprias particularidades e você precisa conhecê-las. 

É bastante comentado o fato de deixar a carteira de trabalho em segundo plano e se tornar pessoa jurídica, contudo, poucos entendem como isso influencia na vida quando a transição é realizada.

PJ e CLT são formas de uma pessoa realizar os seus serviços, essas são as maneiras mais conhecidas entre os trabalhadores brasileiros que buscam por trabalho.

Também é importante entender que essas formas são bem diferentes e conseguem fornecer vantagens e desvantagens aos trabalhadores.

Quer entender melhor qual a diferença entre contrato de trabalho CLT e PJ? Continue acompanhando esse artigo com atenção e saiba tudo o que sempre quis compreender sobre esse assunto.

Boa leitura!

Afinal, qual é a diferença entre o contrato de trabalho CLT e PJ? Descubra!

Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e Pessoa Jurídica (PJ) são termos dados para diferentes contratações de profissionais, a grande diferença está no vínculo que a pessoa contratada possui com a empresa.

No primeiro cenário, ou seja, na CLT, a carteira de trabalho do trabalhador irá ser assinada pelo contratante, já no outro caso, não há vínculo oficial, o PJ oferece seus serviços para diversas empresas ao mesmo tempo. 

Entenda com detalhes como esses regimes funcionam, logo entenderá como eles são bem diferentes e qual é a melhor opção na hora de enviar currículo. 

Como é o trabalho do PJ? Descubra! 

Quem é PJ acaba sendo seu próprio patrão e possui benefícios interessantes, já que pode desenvolver seu próprio trabalho, receber de acordo com o que realizou e ter autonomia no próprio emprego

Nesse cenário há boas vantagens, porém, o PJ não tem salário fixo, sendo assim, ele pode receber mais do que o esperado, assim como também pode acabar ganhando menos do que espera. 

Esse trabalho também não fornece benefícios ao trabalhador, o sujeito não sofre com descontos na hora que ele recebe, porém não deixa de receber privilégios assegurados pelo governo. 

Ainda que o PJ não tenha rotina fixa, o profissional precisa seguir tudo aquilo que foi pedido pelo contratante, desta maneira, pode ser que esse regime exija as mesmas coisas que o funcionário com carteira assinada precisa realizar. 

De forma geral, a diferença acaba ficando na maneira de pagamento e nas obrigações que cada profissional possui. 

Como funciona o regime CLT? Entenda!

Quem opta por regime CLT acaba garantindo diversos benefícios, principalmente aqueles que são garantindo pelo governo, como:

  • 13º salário;
  • INSS;
  • Férias remuneradas;
  • Auxílios;
  • Recolhimento do FGTS. 

Ademais, o funcionário ainda acaba conseguindo outras vantagens extras, como plano de saúde, vale refeição, vale transporte, etc. 

A diferença aqui é que o CLT irá sofrer com descontos, afinal, ele precisa pagar pelos benefícios, também perde sua autonomia, já que nesse regime as regras são bem mais definidas. 

A rotina fixa do CLT é uma regra bem clara e as atividades que precisam ser cumpridas também.

Em caso de descumprimento, o trabalhador pode sofrer com a demissão. 

Embora possa proporcionar excelentes benefícios, que o PJ não possui, as regras são rígidas. 

Logo, também é uma forma de trabalho com diversas vantagens e desvantagens, depende bastante de qual é o perfil do trabalhador. 

Qual forma de contrato escolher? 

É uma pergunta muito difícil de ser respondida, já que os regimes possuem diferentes vantagens e desvantagens, vai bastante do perfil do profissional, de quais são os seus desejos. 

É com você!

Entendeu qual a diferença entre contrato de trabalho CLT e PJ? Agora você já está pronto para enviar currículo e escolher o regime de emprego que atende melhor o seu perfil e habilidade.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!

Compartilhar

[social-share align="left" style="icon" size="s" template="6" nospace="no" animation="no" counters="0" counter_pos="hidden" buttons="facebook,twitter,linkedin,whatsapp,telegram,messenger"]